segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Contemplar



Sentada no parapeito da minha janela, observo, contemplo, suspiro. Um pássaro sobrevoa o prado, e com ele toda a leveza de espírito com que desesperadamente anseio. Fosse ao menos a minha alma tão puramente singela como o seu bater de asas levemente lento, e eu seria livre.
Liberdade?
Talvez.
Ignorando tudo e todos, como se o mundo fosse só ele e o seu bater de asas discreto e amplo, querendo agarrar o mundo, o céu, o tempo e o espaço, confundindo-se com o céu azul e o ar quente, ele continua a voar, a planar, a sentir e a não sentir, sabendo que fará aquilo com a mesma certeza o resto da sua alegre e inconsciente vida.
Certezas?
Duvido.
Querendo ser mais do que aquilo que foi destinado, alcança o limite do horizonte, num voo tão alto e tão profundo que o céu rasga-se, abrindo-se uma lufada de ar fresco, e ele mergulha, na suprema fugacidade que dura um momento.
Querer mais?
Sempre.
Mergulha tão intensamente na paisagem aberta que parece que carrega pesadamente o fardo do mundo nas suas costas.
Fardos?
Todos temos.
Sustenho a respiração. O mundo continua apesar de apenas estar sentada a contemplá-lo. O mundo continua apesar do pássaro incessantemente lutar contra ele. O mundo continua apesar de continuamente pensarmos que, por momentos ele pára, e podemos desfrutá-lo com toda a calma e serenidade que tanto esperamos alcançar.

1 comentário:

FLp_sw disse...

Adoro este fundo papiro...de facto,foi uma optima escolha,que condiz perfeitamente com o titulo (really good and CLEAN,lol,job).

Em relação ao texto...

já sabes o q achei...fui a primeira pessoa a ler (ou segunda, who's gonna know? :p) e..chorei...chorei porque hoje é um daqueles dias em que so da vontade de chorar...mais uma nota daqelas,a ajudar (ja sabes o q a casa gasta). Mas fica combinado, espero pelo teu abraço na 4a...e espero ate la fazer-te um comentario decente, e reflexivo,sobre o teu assunto deveras pertinente (o meu proximo poste vai ser sobre aleijados,ficas ja a saber...esta cena do blog tem-me despertado para o mundo..e parece q a ti tambem, ate ja observas PASSAROS! Precisamos de arranjar maquinas fotograficas decentes para bater isto!


Beijinho,espero voltar brevemente..tio do tonio (vou acabr,pk as freiras ja devem estar a berrar,LOL)